Aprenda a fazer uma Análise de Risco em 5 passos


No setor da segurança e saúde do trabalho é importante fazer uma análise de risco para evitar problemas futuros.


A análise de risco é uma ferramenta de controle que avalia os possíveis riscos ambientais que ocorrem e que possam ocorrer no ambiente de trabalho levando em consideração o meio ambiente e a eventual presença de terceiros.


Na análise de risco alguns documentos e programas servirão de apoio na elaboração do documento.


Quem pode elaborar uma Análise de Risco?


O profissional que fará a análise de risco deve ter conhecimento do local de trabalho, da atividade a ser desenvolvida e ter conhecimento profundo das Normas Regulamentadoras, e das Normas Brasileiras aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.


Como fazer uma Análise de Risco?


Vamos passar o passo a passo para que você saiba elaborar uma Análise de Risco.


1º Passo – Saiba qual atividade é executada no local de trabalho, quem são os responsáveis pelo processo produtivo, os equipamentos e produtos utilizados, a provável presença e movimentação de pessoas e maquinários no local.


2º Passo – Busque informações com outros profissionais que estão mais integrados a respeito da atividade a ser executada.


3º Passo – Anote as informações obtidas no ”2º Passo” de forma sequencial, conforme cada etapa do trabalho.


4º Passo – Quando reunir o máximo de informações a a respeito do serviço, siga para a investigação dos riscos, das ações de controle e dos procedimentos de segurança para cada etapa do trabalho.


5º Passo – Por fim, faça uma averiguação e revisão das informações obtidas e descritas na análise de risco e acrescente melhorias. Inclua essas alterações na análise de risco. Resultando uma nova investigação e estudo dos riscos, das ações de controle e dos procedimentos de segurança do trabalho.


Os trabalhadores devem ser informados acerca dos riscos que possam originar nos locais de trabalho, dos meios de prevenir e de limitar os riscos, das medidas adotadas pela empresa e dos resultados obtidos nas avaliações ambientais.


"Conforme dispõe a alínea “c” do item 1.7 da Norma Regulamentadora nº 01, portanto recomenda-se documentar a análise de risco, juntamente com a assinatura de todos trabalhadores envolvidos na atividade."


Em caso de dúvidas, entre em contato conosco!