Como fazer o passo a passo de uma APR


Você sabe o significado da sigla APR? Significa Análise Preliminar de Risco, é quando se estuda de forma antecipada os possíveis riscos presentes na realização de uma determinada atividade laboral.
Como fazer uma APR

Como fazer uma APR – Passo a Passo


Você sabe o significado da sigla APR? Significa Análise Preliminar de Risco, é quando se estuda de forma antecipada os possíveis riscos presentes na realização de uma determinada atividade laboral. Veja um modelo de APR


Como fazer uma APR – Passo a Passo


1º Passo – Se familiarizar com o local de trabalho e as atividades que serão executadas durante a realização do determinado trabalho.


2º Passo – Entrevistar os encarregados responsáveis pela coordenação e desenvolvimento do trabalho, para compreender quais serão as atividades e procedimentos a serem realizados durante a execução do trabalho.


É importante conversar com os funcionários que farão as atividades para comparar as informações apuradas e eliminar as possíveis dúvidas acerca do trabalho.


3º Passo – Registre cada etapa do trabalho, passo a passo, desde o início até a plena conclusão.


4º Passo – Após a coleta e analise de todas essas informações, partiremos para a elaboração da APR.


5º Passo – É hora de analisar os riscos e as consequências de cada etapa do trabalho. Assim como, as ações de controle dos riscos identificados e os procedimentos de segurança.


6º Passo – Para aprovar e implementar a APR faça uma revisão geral do conteúdo com os encarregados, de forma a aperfeiçoar a APR.


7º Passo – Todos os funcionários devem ter conhecimento do conteúdo da APR e que recebam as devidas, orientações e treinamentos. É importante ressaltar que a APR deve ser documentada e conter a assinatura de todos os envolvidos no trabalho.


Por fim, sempre fiscalize o trabalho para a garantia do absoluto cumprimento da APR.


Se houver alguma alteração na execução das atividades no trabalho, atualize a APR.


Siga nosso Blog Segurança do Trabalho no Instagram, Facebook