Como manter os colaboradores motivados?


DDS é a sigla para “Diálogo Diário de Segurança”. Essa é uma ferramenta usada para esclarecer aos funcionários tudo o que envolve a segurança no trabalho. Não apenas quando se trata de acidentes de trabalho, mas também em se tratando de meio ambiente, qualidade de vida, saúde física, saúde mental, etc.


Como o próprio nome já diz, o diálogo diário de segurança, é uma conversa que acontece diariamente com os colaboradores. Para que seja efetivo, é importante que aconteça sempre no início da jornada de trabalho, e que não se estenda por muito tempo. Assim sendo, um DDS motivacional deve durar cerca de 5 a 15 minutos.


Caso você acredite que não há assuntos para serem falados todos os dias não tem problema. Apesar de ser teoricamente uma atividade diária, a empresa pode adequar o DDS à sua realidade. O importante é manter uma frequência. Por exemplo, você pode optar por fazer semanalmente, mensalmente ou quinzenalmente.


Dessa forma, quando falamos de DDS motivacional, quer dizer que o assunto do diálogo diário será a motivação dos colaboradores. Para isso, é possível falar por exemplo, sobre situações, frases ou casos. Inclusive, é possível até aplicar uma breve dinâmica motivacional.


Além de manter um ambiente de trabalho seguro, o DDS motivacional pode trazer uma série de outros benefícios. No geral, os benefícios estão sempre relacionados com a segurança dos colaboradores, como falamos no início. Isso inclui acidentes de trabalho relacionados à rotina do profissional, ou até mesmo a segurança em relação à saúde mental.


Isso porque hoje, é muito comum casos de estresse excessivo, depressão, ansiedade e outros problemas do tipo relacionados ao ambiente de trabalho. Aliás, é importante lembrar que muitas vezes esses problemas todos são causados em decorrência da falta de uma gestão de qualidade focada na qualidade de vida pessoal e profissional dos colaboradores.


Quais são os benefícios do DDS motivacional?

Aumento na produtividade dos colaboradores;

maior engajamento da equipe com a empresa;

clima organizacional mais agradável;

maior comprometimento dos funcionários;

maior nível de satisfação e segurança dos colaboradores;

redução na taxa de turnover;